Geral
Introdução DownloadsArquivos padronizados
SFTP OFTP HTTPS - Portal Connect:Direct Itaú Mailbox PGPPGP
O PGP (Pretty Good Privacy) é um software que permite realizar a criptografia e descriptografia de arquivos, geralmente executado por linha de comando. Além da criprografia o PGP também possui suporte para realizar assinatura digital de arquivos.
Para utilizar o PGP é necessário realizar a aquisição de alguma solução de mercado ou utilizar o GPG (GNU Privacy Guard) que é a versão open source do PGP, ambas são compatíveis.
Como funciona ?
Antes de começar a criptografar os arquivos será necessário realizar a criação de uma chave privada PGP, em seguida você deve exportar a chave pública e enviar à nossa área de negócios para que seja feita a importação em seu cadastro de usuário. Também será necessário que faça a importação da nossa chave pública PGP (disponível na área de download) em seu ambiente.
Os arquivos que serão enviados ao Itaú precisam ser criptografados utilizando nossa chave pública, e os arquivos que o Itáu enviar serão criptografados com sua chave pública. Após o recebimento do arquivo deve-se executar o processo de descriptografia usando a chave privada.
Os comandos para criptografar, gerar chave e exportar, assim como descriptografar variam de uma solução PGP para outra, por isso, verifique a documentação de sua solução para identificar os comandos necessários.
Observação: as chaves PGP possuem validade, dessa forma é muito importante realizar a geração de uma nova chave com antecedência e enviar ao Itaú a nova chave pelo menos um mês antes do vencimento da atual, assim podemos realizar o procedimento de importação de forma tranquila.